Publicidade

Descarte de vez em quando

Peter Drucker, o guru da administração, tinha como essência o descarte. Sim, isso mesmo. O homem dizia que o certo é esquecer o que não funciona e aplicar o que trará crescimento à organização. Isso me faz lembrar pessoas que guardam caixas velhas, que não servem para mais nada, mas só ocupa espaço. Pois então.


Drucker defendia ainda a ideia de melhorias. Descartar o que não serve e aplicar o que irá melhorar. As mudanças, segundo ele, devem acontecer antes que a organização se sinta obrigada a fazê-la.


Você, mulher empreendedora, deve se perguntar sempre. Será que eu estou fazendo isso certo? Será que estou tratando meu cliente da forma correta? E, mesmo se o seu cliente estiver gostando do que você faz, por que não inovar e surpreender?
A Toyota é uma empresa que sempre pensa em descarte e melhorias, tanto é que adotou a expressão kaizen, que significa melhoria contínua. Os funcionários da Toyota sabem muito bem o que significa munda (desperdício)e buscam elimininá-lo a todo momento. Para aplicar a melhoria contínua e o descarte, é preciso treinar os funcionários para que eles tenham a ciência do quanto isso é importante. Só assim, de fato, será possível efetuar as melhorias indicadas.