Há alguns dias, levantamos uma questão bastante interessante, que surgiu da genial mente de Peter Drucker, que dizia que antes de pensar em crescimento, é preciso descartar. Ainda indo pela linha "druckeriana" vamos levantar uma outra questão que ele próprio costumava fazer: "Qual é o nosso negócio?"
Você já se fez essa pergunta, amiga empreendedora? Pois saiba que isso, a princípio, parece uma pergunta fácil de se fazer, mas apenas parece. Dizem que as definições mais inesperadas são as que fazem mais sentido e que as mais óbvias não definem bem o negócio, afinal.
Definir qual é o negócio é importante não só para os colaboradores saberem melhor em que chão estão pisando, mas para que o futuro da empresa seja constantemente revisto. Ou seja, no momento em que dizer qual é o seu negócio, defina-o com a cautela de pensar no futuro.
Quando perguntaram à Jeff Bezos qual era o negócio da Amazon, lá no início da empresa ele poderia ter dito que ela é uma livraria online, mas não. Ao invés disso, ele disse que serviria aos clientes tudo aquilo que eles não poderiam encontrar de qualquer outra maneira e começou com a livraria online. Perceba o quão cauteloso ele foi. Afinal de contas, hoje a Amazon não apenas vende livros.
Definir o seu negócio envolve muita gente, portanto tome a cautela necessária para não gerar conflitos no entendimento dos colaboradores.